quinta-feira, novembro 05, 2009

JESUS, AMIGO COMO NENHUM OUTRO

Um dos evangelistas assim descreve,
Jesus sendo por Judas abordado
Com um beijo na face, ao ser saudado,
Dirigiu-se a ele como amigo.

Ele, Jesus, sim é amigo sem igual,
Mesmo sabendo a trama que havia
Lidou com Judas como bem podia,
E sem nada deixar transparecer.

Imagine, se por acaso o Pedro
Percebesse que Judas era o traidor
Que havia vendido o seu Senhor,
Como será que ele reagiria?

Na hora em que à mesa, com os discipulos,
Na Páscoa, Jesus começa assim dizer:
Um de vós me entregará para morrer...
Grande interrogação paira nas mentes.

Um de nós O trairá, quem será esse,
De tamanha coragem ou covardia,
O Mestre que nos traz tanta alegria
Quem de nós será capaz para esse tento?

Um pouco antes, o Mestre, o bom Senhor
Tomando uma toalha se cingiu
E abaixando-se, um por saiu
A lavar-lhes os pés com humildade.

Amigo sim. Ele sim é o Amigo
Que nos aceita do jeito que nós somos,
Apesar de não sermos bons mordomos,
Nos ama, nos entende, nos ajuda.

Amigo que não entrega o que lhe trai
À saga feroz dos Seus amigos
Que, talvez, para poupar-lhe dos perigos
Agissem contra o vil traidor.

Amigo que encontrou um outro amigo
Com o qual compartilhou a informação:
"O que comigo no prato mete a mão
Esse é o que por ele eu sou entregue.

Amigo que molhando o bocado
Como prova de honra e de respeito
Entrega para Judas e com tal feito
Afasta dúvidas quanto á traição.

Como é possível honrar a quem lhe trai
Já não bastava lhe lavar os pés?
Tentava lhe dizer: amigo és
mesmo agindo assim contra a minha vida

Amigo que o tratou com confiança
Dando-lhe a função de tesoureiro,
No grupo, ele cuidava do dinheiro,
Embora, está escrito: "era ladrão."

Avarento, ladrão e traidor,
De um amigo o que mais pode se esperar?
Grande lição meu Mestre quis nos dar
Seja um amigo mesmo de quem não merece.

Ame o próximo, ainda que lhe faça o mal,
Ame-o mesmo que haja traição,
Ame-o sem importar a situação
Ame-o o grande Mestre é o nosso exemplo.

Seja amigo apesar das circunstâncias
Seja amigo na alegria e no sofrer;
Seja amigo procurando entender,
O que o amigo passa, sem cobranças.

O amigo jamais deve acusar
O amigo, mas em tudo compreender
Procurando ajudar no que puder;
Minorando-lhe a dor do coração.

Meu desejo maior é ser amiga
De Jesus Cristo. Eis a condição:
"Se fizerdes o que eu vos mando", então
"Meus amigos sereis."

Obediência é condição !sin no qual non"
Senhor, eu quero te obedecer.
Ajuda-me para o teu querer fazer
E Teu amigo, sim, sei que serei.

E finalmente, como bons amigos
Desfrutaremos juntos aquela gória
Que Ele teve com o Pai! Oh, que vitória!
E esquecerei pra sempre os males deste mundo!